01. (FUAP) O
tratado de Versalhes assinado em 28 de junho de 1919, definiu os termos de paz
para o fim da Primeira Guerra Mundial. As condições impostas à Alemanha, considerava
a única culpada pela guerra, foram duríssimas. A humilhação imposta pelos
termos de Versalhes alimentou um sentimento revanchista entre eles, que foi
decisivo:
(A)
Para a expansão do enorme poderio bélico da Alemanha, já que o país saiu da
guerra favorecido e enriquecido.
(B) Para a expansão das ideias fascistas em toda a Alemanha, já que este
país adotava este regime ditatorial.
(C) Para a formação de uma ampla base de
apoio ao nazismo e para a eclosão da Segunda Guerra Mundial.
(D)
Todas estão Corretas.
02. (FUAP) Eixo Roma-Berlim-Tóquio,
refere-se ao momento:
(A) Inicial da Primeira Guerra Mundial, que teve como
participantes a Alemanha, o Japão e a Itália.
(B) Da Segunda Guerra Mundial, que teve como participantes a Alemanha,
o Japão e a Itália.
(C) Da Guerra Fria,
que teve como participantes a Alemanha, a Japão e a Itália.
(D) Da formação do bloco econômico da Europa, que teve como
participantes a Alemanha, a Japão e a Itália.
03. (FUAP) Marque a alternativa que indica o
fator que deu início a Segunda Guerra Mundial.
(A) Em 1°de setembro de 1939, os
alemães invadiram o oeste da Polônia; dias depois, os soviéticos abocanham o
leste.
(B) Em 03 de setembro de 1939, os alemães invadiram o oeste dos
Estados Unidos; dias depois os Estados Unidos lança duas bombas atômicas na
Alemanha.
(C) Não
comprimento do Tratado de Versalhes pela Alemanha.
(D)
Assinatura do pacto de não agressão entre Hitler e Stalin.
04. (FUAP) Durante a Segunda Guerra Mundial,
este país foi dividido em duas partes. O norte foi submetido ao controle direto
alemão e o sul passou a ser administrado por um governo pró-nazista. Essa
região ficou conhecida como República de
Vichy. O trecho refere-se a qual país europeu que teve seu território
dividido em duas partes durante a Segunda Guerra Mundial?
(A) Inglaterra.
(B) França.
(C) Alemanha.
(D) Itália.
05. (FUAP) Durante a Segunda Guerra Mundial, o
bloco militar conhecido como Eixo era representado pelos seguintes países:
(A) Alemanha, Itália e Japão.
(B) França, Inglaterra e Estados Unidos.
(C) Alemanha, Itália e Rússia.
(D) Inglaterra, Estados
Unidos e Rússia
06. (FUAP) Durante a Segunda Guerra Mundial, os britânicos contavam com a
Real Força Aérea, a RAF. Na Batalha da Inglaterra, travada entre julho e
outubro de 1940, os experientes pilotos britânicos conseguiram defender seu
território e causar muitas baixas na Lufwaffe.
Qual foi o país europeu que travou essa batalha com a Inglaterra durante a
Segunda Guerra Mundial?
(A) França.
(B) Alemanha.
(C) Itália.
(D) Espanha.
07. (FUAP) Durante a Segunda Guerra Mundial, nos primeiros meses de 1941,
as tropas nazistas avançaram na frente leste, ocupando a Romênia, a Bulgária, a
Grécia e a Iugoslávia. Com isso, Hitler aproximou-se de seu principal alvo, a
União Soviética. A invasão da União Soviética, ficou conhecida como:
(A) Operação Ferreira.
(B) Operação Barbarossa.
(C) Operação “D”.
(D) Operação “Vital”.
08. (FUAP) Fugindo das forças nazistas, os soviéticos destruíram as
plantações e tudo mais que fosse necessário para a sobrevivência do inimigo no
país. Cedendo espaço, os soviéticos ganharam tempo e conseguiram reorganizar
suas forças. Como ficou conhecida essa tática dos soviéticos para fugirem das forças nazistas?
(A) Tática arrasadora.
(B) Tática da terra arrasada.
(C) Tática suprema.
(D) Tática surpresa.
09. (FUAP) Este governo durante a Segunda
Guerra Mundial, adotou uma política de perseguição política, social, étnica e
religiosa baseada na ideologia de que os alemães representavam uma “raça
superior”, que necessitava de um espaço vital para se afirmar como grande
nação. Homossexuais, ciganos, negros e principalmente judeus foram sendo
afastados da vida pública e econômica alemã. Como ficou conhecido esse governo que
adotou essas praticas durante a Segunda Guerra Mundial?
(A) Governo
fascista.
(B) Governo nazista.
(C)
Governo stalingrado.
(D) Governo
socialista.
10. (FUAP) Em julho de 1941, Hitler ordenou que
se colocasse em prática a “solução final”, ou seja, o extermínio dos judeus. No
ano seguinte, quase todos os guetos da Europa nazista foram destruídos e seus
moradores foram enviados para campos de concentração e extermínio. Entre os
anos 1941 e 1945, essa prática nazista, ficou conhecida como:
(A) Final estratégico.
(B) Final
feliz.
(C) Holocausto.
(D) Morte rápida.
11. (FUAP) Marque a alternativa que indica o
episódio decisivo para a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra
Mundial.
(A) O afundamento do navio norte-americano, Lusitânia pelos
alemães.
(B) O
afundamento do navio brasileiro, pelos alemães, o Paraná.
(C) Ataque a base norte-americana de Pearl
Habor, no Havaí, em 07 de dezembro de 1941.
(D)
Descumprimento do Tratado de Versalhes, pela Alemanha.
12. (FUAP) Após a entrada dos
Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, o governo brasileiro foi pressionado
a apoiar publicamente as forças aliadas e a ceder pontos estratégicos no
Nordeste do país para a instalação de bases aéreas norte-americanas. Em 22 de
agosto de 1942, navios brasileiros carregados de mercadorias e alimentos
destinados aos Aliados foram
atacados por submarinos alemães. Esse foi o ponto decisivo para a estrada do
Brasil no conflito, ao lado dos Estados Unidos. Naquela época o Brasil tinha
como presidente:
(A) Hermes
da Fonseca.
(B) Rodrigo Alves.
(C) Júlio
Prestes.
(D) Getúlio Vargas.
13. (FUAP) A Batalha de Stalingrado (de novembro de 1942 a fevereiro de
1943), foi a maior batalha da Segunda Guerra Mundial. Esta batalha envolveu
alemães e soviéticos, os soviéticos venceram a batalha e quebraram assim o mito
da invencibilidade nazista (alemã). Um aliado natural dos soviéticos foi:
(A) O rigoroso verão russo, que fez com que
os alemães retomasse para a Alemanha, pois como de costume os países não
lutavam no verão.
(B) O rigoroso inverno, que aumentaram as
dificuldades para o avanço do exercito nazista. Os soldados de Hitler não
estavam preparados para enfrentar o frio rigoroso, que chegava a 40 graus
negativos.
(C)
As chuvas constantes, que aumentaram as dificuldades para o avanço do exercito
nazista. Os soldados de Hitler não estavam preparados para enfrentar as
rigorosas chuvas, que fazia com que o exercito atolasse no meio do nada.
(D)
As terras de difíceis acessos, já que todo território russo é formado por
grandes elevações, que dificultaram o acesso à região.
14. (FUAP) Para confundir as defesas nazistas,
os Aliados divulgaram informações contraditórias quanto ao local e dia do
ataque. A estratégia funcionou, mas, apesar de surpreendidos pelo ataque, os
nazistas ofereceram dura resistência.
Era dia 06 de junho de 1944, mais conhecido como:
(A) O dia da vitória.
(B) O dia
bárbaro.
(C) O dia D.
(D) O dia C.
15. (FUAP) Em relação ao pacto de não agressão
assinado durante a Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA.
(A) Foi assinado entre Hitler e
seu adversário político, o líder comunista Josef Stalin, da União Soviética.
Secretamente, decidiram ocupa e dividir a Polônia, com esse acordo, em caso de
guerra, a Alemanha não teria de lutar em duas frentes de guerras.
(B)
Foi assinado entre Josef Stalin e Mussolini, com esse pacto Stalin e Mussolini
decidem ocupar e dividir a Polônia, com esse acordo os dois uniram forças e
derrotam a Alemanha.
(C)
Esse pacto não foi nada vantajoso para a Alemanha, pois a mesma teria de lutar
em duas frentes de guerras.
(D) Todas estão corretas.
16. (FUAP) Associe corretamente as
colunas, e em seguida, Marque a alternativa CORRETA.
(A) Alemanha e União Soviética.
(B) União Soviética.
(C) Japão.
(D) Estados Unidos.
( ) Reagiu
declarando guerra ao Japão. Em 1942, o Brasil alinhou-se a esse país e, após
ter vários navios afundados pelos alemães, declarou guerra ao Eixo.
( ) Em
07 de dezembro de 1941, desfechou um ataque surpresa à base militar norte-
americana de Pearl Habor, no
Havaí.
( ) Venceu a Batalha de Stalingrado, quebrando,
assim, o mito da invencibilidade nazista.
( ) Assinaram o pacto de não
agressão, decidiram também ocupar e dividir a Polônia com esse acordo, em caso
de guerra, a Alemanha não teria de lutar em duas frentes de guerras.
A sequência CORRETA é:
(A)
B-A-C-D.
(B) D-C-A-B.
(C)
D-C-B-A.
(D) A-D-C-B.
17. (FUAP) Com o objetivo de apressar a rendição
japonesa e demostra ao mundo o seu enorme poderio bélico, os Estados Unidos
lançam duas bombas atômicas sobre o Japão, os sobreviventes da explosão atômica
tiveram de suportar os terríveis efeitos da radiação nuclear: queda de cabelo,
queimaduras, leucemia e vários tipos de câncer, principalmente de pele. Em 02
de setembro de 1945, o Japão assinou a rendição incondicional. Era o fim da
Segunda Guerra no Extremo Oriente.
Assinale a alternativa que indica as duas cidades japonesas que foram
atingidas pelas bombas atômicas durante a Segunda Guerra Mundial.
(A) Taiwan e Hiroshima.
(B)
Minsk e Pequim.
(C) Hiroshima e Nagasaki.
(D) Taiwan e Nagasaki.
18. (FUAP) Em relação ao fim da Segunda Guerra Mundial, assinale a alternativa CORRETA.
Bloco
militar que venceu a Segunda Guerra Mundial:
(A)
Tríplice Aliança.
(B) Tríplice
Entente.
(C) Eixo.
(D) Aliados.
19. (FUAP) Em 02 de setembro de 1945, o Japão assinou a rendição incondicional. Era o fim
da Segunda Guerra no Extremo Oriente. Em 20 de novembro do mesmo ano começou o
julgamento dos dirigentes nazistas no Tribunal de Nuremberg, instalado na
Alemanha. Apenas 22 foram condenados por crimes de guerra e contra a
humanidade. Alguns foram executados, outros condenados à prisão. O pior crime
que o Tribunal de Nuremberg comprovou ter sido cometido pelos nazistas
foi:
(A) O afundamento de navios no Oceano Pacífico.
(B) A invasão da União Soviética.
(C) O extermínio de milhões de judeus.
(D) O
ataque à base norte-americana de Pearl Habor.
20. (FUAP) A Segunda Guerra Mundial, foi um conflito inacabado, na qual envolveu vários
países de diferentes continentes. Esse conflito durou de:
(A) 1914 a
1918.
(B) 1930 a 1935.
(C) 1939 a 1945.
(D) 1941 a 1945.
Este blog foi criado pelo Professor Luiz Eduardo, graduado em História geral e Especialista em História geral e conservação de patrimônio. Formado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE) e criador da Faculdade e Universidade do Aluno Professor (FUAP). O blog tem como objetivo divulgar assuntos relacionados a educação. Seja todos bem-vindos!
Este blog foi criado pelo Professor Luiz Eduardo, graduado em História geral e Especialista em História geral e conservação de patrimônio. Formado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE) e criador da Faculdade e Universidade do Aluno Professor (FUAP). O blog tem como objetivo divulgar assuntos relacionados a educação. Seja todos bem-vindos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Amo os conteúdos de História, e essas questões são de mais!
ResponderExcluir