01. (FUAP) Em relação à Primeira República, analise as afirmativas
abaixo.
I- No fim do século XIX no Brasil, a monarquia foi substituída pela república, dando início a uma fase na vida política nacional. Modernização era a palavra de ordem do regime recém-implantado: era preciso modernizar o Estado, as instituições e os centros urbanos, que ainda tinham feições rurais.
I- No fim do século XIX no Brasil, a monarquia foi substituída pela república, dando início a uma fase na vida política nacional. Modernização era a palavra de ordem do regime recém-implantado: era preciso modernizar o Estado, as instituições e os centros urbanos, que ainda tinham feições rurais.
II-
As reformas e políticas modernizantes das autoridades brasileiras, eram
orientadas por uma visão elitista e excludente, interessada em apagar, da
paisagem urbanas renovada, a “visibilidade” dos pobres, dos ex-escravos e da
vida miserável que levavam.
III- A jovem república não foi capaz de eliminar valores e
práticas da cultura escravista, herdeira dos tempos coloniais e imperiais. O
poder das elites rurais e urbanas, baseado no clientelismo e no uso do aparelho
de Estado para fins privados, integrou as instituições republicanas desde o 15
de novembro de 1889.
Estão CORRETAS as
afirmativas:
(A) I e II.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) I-II e III.
(B) I e III.
(C) II e III.
(D) I-II e III.
02. (FUAP) Em relação ao nascimento da república no Brasil, marque a
alternativa CORRETA.
(A) No dia 15 de novembro de 1889, setores do exército, influenciados
por ideias positivistas, deram um golpe de estado e a república foi proclamada
no Brasil.
(B) Deposto, D. Pedro II e sua família foram obrigados a partir para o exílio em Portugal. Os militares assumiram o comando do governo provisório, instituído após a queda da monarquia.
(C) O Brasil terminou o século XIX com uma nova forma de governo, que resultou em um arranjo político conservador e na manutenção da ordem social vigente.
(D) Todas estão Corretas.
(B) Deposto, D. Pedro II e sua família foram obrigados a partir para o exílio em Portugal. Os militares assumiram o comando do governo provisório, instituído após a queda da monarquia.
(C) O Brasil terminou o século XIX com uma nova forma de governo, que resultou em um arranjo político conservador e na manutenção da ordem social vigente.
(D) Todas estão Corretas.
03. (FUAP) Em 24 de fevereiro de 1891, nasceu
a primeira Constituição do Brasil republicano. No dia seguinte, o Congresso
Constituinte elegeu Deodoro da Fonseca como presidente e o marechal Floriano
Peixoto como vice–presidente do Brasil. Em relação à Constituição de 1891,
marque a alternativa CORRETA.
(A) A primeira Constituição republicana possuía características liberais, afirmando o direito à igualdade, à liberdade, à segurança e à propriedade privada.
(B) Ela definiu o Brasil como uma república federativa e presidencialista, dividida em unidades administrativas denominadas estados. Nesse sistema federativo, os estados tinham autonomia, podendo criar seus próprios impostos e obter empréstimos diretamente do exterior, sem intermediação do governo federal.
(C) Na nova Constituição, os poderes foram divididos em Executivo, Legislativo e Judiciário, “harmônicos e independentes entre si”. O Poder Moderador, estabelecido na Constituição do Império, deixou de existir.
(D) Todas estão Corretas.
(A) A primeira Constituição republicana possuía características liberais, afirmando o direito à igualdade, à liberdade, à segurança e à propriedade privada.
(B) Ela definiu o Brasil como uma república federativa e presidencialista, dividida em unidades administrativas denominadas estados. Nesse sistema federativo, os estados tinham autonomia, podendo criar seus próprios impostos e obter empréstimos diretamente do exterior, sem intermediação do governo federal.
(C) Na nova Constituição, os poderes foram divididos em Executivo, Legislativo e Judiciário, “harmônicos e independentes entre si”. O Poder Moderador, estabelecido na Constituição do Império, deixou de existir.
(D) Todas estão Corretas.
04. (FUAP) Ainda em relação à Constituição de 1891, marque (V) para
Verdadeiro e (F) para Falso.
(A) ( ) A Constituição não
estabelecia a maneira como o voto deveria ser feito, o voto aberto prevaleceu
na maior parte das eleições.
(B) ( ) O voto, só era permitido
aos cidadãos brasileiros maiores de 21 anos e alfabetizados.
(C) ( ) Soldados, religiosos e mendigos não podiam votar.
(D) ( ) A Constituição não fazia referência ao voto feminino, no entanto pela tradição, as mulheres podiam votar.
A Sequência CORRETA é:
(D) ( ) A Constituição não fazia referência ao voto feminino, no entanto pela tradição, as mulheres podiam votar.
A Sequência CORRETA é:
(A)
V-V-V-V.
(B) V-V-V-F.
(C) V-F-V-F.
(D) F-V-F-V.
(B) V-V-V-F.
(C) V-F-V-F.
(D) F-V-F-V.
05. (FUAP) Após Deodoro renunciar à
presidência em novembro de 1891, o marechal Floriano Peixoto assumiu a
presidência e se esforçou para controlar a inflação e recuperar a economia.
Apesar das novas medidas não terem resolvido a crise econômica, algumas delas,
como o controle dos preços de alimentos e de aluguéis e a isenção de alguns
impostos, levaram o governo a obter algum apoio popular. Floriano consolidou o
regime republicano por meio da centralização política e do comando rigoroso das
Forças Armadas. Ele enfrentou as duas principais rebeliões do período.
Quais foram essas duas rebeliões?
(A) A Revolta Armada e a Revolução Federalista.
(A) A Revolta Armada e a Revolução Federalista.
(B) A Revolta da Vacina e a Guerra de
Canudos.
(C) A Guerra do Contestado e a
Revolução do Porto.
(D) A Guerra de
Canudos e a Guerra do Contestado.
06. (FUAP) Os primeiros anos do regime
republicano no Brasil são também conhecidos como República Oligárquica. O controle exercido pelas oligarquias nas
instituições que definiam a política brasileira operava por meio da política dos governadores. Em relação à
política dos governadores, marque a alternativa CORRETA.
(A) Arquitetada por Campos Salles, o segundo presidente civil da
república, a política dos governadores, ou política dos estados, era um sistema
de aliança entre o governo federal e os governadores estaduais, que eram
controlados pelas oligarquias locais.
(B) O governo federal procurava não interferir nas disputas locais e atribuía aos presidentes dos estados à definição dos representantes no Congresso.
(C) Os representantes do Congresso eram escolhidos em eleições diretas, abertas e fraudulentas, e se comprometiam a apoiar a presidência.
(D) Todas estão Corretas.
(B) O governo federal procurava não interferir nas disputas locais e atribuía aos presidentes dos estados à definição dos representantes no Congresso.
(C) Os representantes do Congresso eram escolhidos em eleições diretas, abertas e fraudulentas, e se comprometiam a apoiar a presidência.
(D) Todas estão Corretas.
07. (FUAP) A “política do café com leite”.
A expressão acima, muito
conhecida, foi criada para nomear uma suposta aliança entre as oligarquias dos
estados mais ricos da federação no comando político do país. Esses dois estados
eram:
(A) São Paulo, maior produtor de
café, e Minas Gerais, grande produtor de leite e segundo em café.
(B) São Paulo,
maior produtor de café, a Bahia grande produtora do cacau.
(C) Minas Gerais, grande produtor de leite e segundo em café, e o Amazonas grande produtora de borracha.
(D) São Paulo, maior produtor de café, e o Nordeste grande produtor de açúcar.
(C) Minas Gerais, grande produtor de leite e segundo em café, e o Amazonas grande produtora de borracha.
(D) São Paulo, maior produtor de café, e o Nordeste grande produtor de açúcar.
08. (FUAP) Os coronéis estavam no topo da
hierarquia política local. Eles mediavam conflitos, ofereciam proteção,
escolhiam afilhados políticos, perseguiam oposicionistas e negociavam apoio a
governantes estaduais e nacionais. Os coronéis usavam seu poder político e
econômico para dominar o eleitorado local. As áreas controladas politicamente
por eles ficaram conhecidas como:
(A) Currais eleitorais.
(B) Votação por cabresto.
(C) Coronelismo.
(D) Apadrinhamento.
(B) Votação por cabresto.
(C) Coronelismo.
(D) Apadrinhamento.
09. (FUAP) Observe a charge a seguir, e em seguida marque a alternativa CORRETA.
A charge representa:
(A) O Voto de cabresto.
(B) A Revolução Russa.
(C) A Modernização no Brasil.
(D) A colonização brasileira.
10. (FUAP) Nas eleições, os coronéis conseguiam os votos do eleitorado por meio da violência ou pela troca de favores, como roupas, alimentos, emprego etc. Como a lei não exigia o sigilo do voto, era mais fácil coagir o eleitorado. Esse tipo de voto ficou conhecido como:
(A) Voto Censitário.
(B) Voto de Cabresto.
(C) Voto Republicano.
(D) Voto Fraudulento.
11. (FUAP) Além do café, quais foram os outros dois produtos agrícolas exportados pelo Brasil que mais se destacaram na Primeira República?
(A) Borracha e Açúcar.
(B) Açúcar e Cacau.
(C) Borracha e Cacau.
(D) Cacau e chá.
12. (FUAP) Em relação à indústria e operários na Primeira República, Marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
(A) ( ) Durante a Primeira República houve um crescimento do numero de indústria no Brasil.
(B) ( ) São Paulo se se tornou o estado mais industrializado do país.
(C) ( ) O Sudeste assumiu a liderança do processo de industrialização, mas o crescimento industrial ocorrido na época foi bastante desigual.
(D) ( ) O processo de industrialização foi acompanhado por um crescimento das cidades.
(E) ( ) Na Primeira República, a industrialização e a urbanização ficaram estreitamente associadas à imigração.
A Sequência CORRETA é:
(A) V-V-V-V-F.
(B) F-V-F-V-F.
(C) V-F-V-F-V.
(D) V-V-V-V-V.
13. (FUAP) Marque a alternativa INCORRETA em relação aos imigrantes Europeus e Asiáticos no Brasil, durante a Primeira República.
(A) O grupo mais numeroso que entrou no Brasil naquela época foi o dos Portugueses.
(B) O estado de São Paulo, foi o que mais recebeu imigrantes, pois oferecia bons atrativos.
(C) Por serem de cor branca e católicos, os imigrantes italianos, portugueses e espanhóis foram os imigrantes preferidos das autoridades e dos fazendeiros Brasileiros.
(D) O grupo mais numeroso que entrou no Brasil foram os dos italianos, portugueses e espanhóis.
14. (FUAP) “Coronelismo”, “Voto de Cabresto” dentre outras expressões refere-se:
(A) Ao Liberalismo.
(B) Ao Socialismo.
(C) A Primeira República.
(D) Ao Segundo Reinado.
15. (FUAP) Nas últimas décadas do século XIX, a concentração de terras nas mãos de poucos, o desemprego, as disputas entre as famílias de grandes fazendeiros (os coronéis) e as secas constantes tornavam a vida da maioria dos habitantes do sertão nordestino quase insuportável. Nesse contexto surgiram guerras e revoltas. Entre essas guerras e revoltas que sugiram ao logo do século XIX, no sertão nordestino podemos citar, EXCETO:
(A) Guerra de Canudos.
(B) Guerra de Contestado.
(C) Cangaço.
(D) Revolta da Vacina.
16. (FUAP) Empenhado na campanha de modernização e sanificação da cidade do Rio de Janeiro, em 1904, Oswaldo Cruz convenceu o Congresso a aprovar uma lei que determinava a vacinação obrigatória contra a varíola. Essa medida era aparentemente sensata, dado o volume de mortes causadas pela doença. No entanto, as brigadas sanitárias tinham autorização para recorrer à força na aplicação da vacina. Denuncias de violência circulavam pela cidade e instauraram o pânico entre a população, que desconhecia e temia os efeitos da vacina.
Esse trecho se refere a:
(A) Revolta da Chibata.
(B) Revolta da Vacina.
(C) Guerra de Canudos.
(D) Guerra do Contestado.
17. (FUAP) Em novembro de 1910, marinheiros de dois encouraçados atracados no Rio de Janeiro se rebelaram. Eles assumiram o controle do navio e enviaram um radiograma exigindo o fim dos castigos corporais na marinha. Caso não fossem atendidos, iriam bombardear a capital federal. Eclodia, assim, a Revolta da Chibata. Quem era o líder dessa revolta?
(A) João Cândido.
(B) Dr. Oswaldo Cruz.
(C) José Maria.
(D) Antônio Conselheiro.
18. (FUAP) O crescimento de Canudos incomodou proprietários de terra, líderes da Igreja Católica e autoridades políticas, que considerava o movimento uma ameaça ao regime de propriedade de terra, baseada no latifúndio, ao poder da Igreja e à república. Quem era o líder da Guerra de Canudos?
(A) João Cândido.
(B) Dr. Oswaldo Cruz.
(C) José Maria.
(D) Antônio Conselheiro.
19. (FUAP) Ocorreu entre 1912 e 1916, na divisa dos estados do Paraná e Santa Catarina. Nela habitavam famílias formadas de posseiros e agregados de fazendeiros locais, que viviam da lavoura e da pecuária de subsistência, além de produzirem erva-mate e madeira. Em 1912, o líder espiritual Miguel Lucena Boaventura, conhecido como José Maria de Jesus, agregava em torno de si centenas de seguidores.
Esse trecho se refere a:
(A) Revolta da Chibata.
(B) Revolta da Vacina.
(C) Guerra de Canudos.
(D) Guerra do Contestado.
20. (FUAP) De acordo com o que foi estudado, sobre a resistência popular na Primeira República, associe corretamente o nome da revolta ao seu respectivo líder.
(A) Guerra de Canudos.
(B) Guerra de Contestado.
(C) Revolta da Vacina.
(D) Revolta da Chibata.
( ) João Cândido.
( ) Dr. Oswaldo Cruz.
( ) José Maria.
( ) Antônio Vicente Mendes Maciel.
A Sequência CORRETA é:
(A) B-C-A-D.
(B) C-D-B-A.
(C) D-C-B-A.
(D) A-C-B-D.
É sempre bom está estudando História, e Primeira República nem se fala. Parabéns professor, você é sensacional!
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