(A) A revolução ocorreu inicialmente na Europa e se intensificou, sobretudo na Grã-Bretanha, na França e na Alemanha, mas não se expandiu para outros países.
(B) A revolução ocorreu inicialmente na Europa e se intensificou, sobretudo na Grã-Bretanha, na França e na Alemanha e expandiu-se para os Estados Unidos, a Rússia e o Japão.
(C) Durante a revolução foram criados o Facebook e o Whatsapp.
(D) Todas estão Corretas.
02. (FUAP) As inovações surgidas durante a Segunda Revolução Industrial permitiram uma grande expansão da atividade industrial e tiveram impacto profundo nos transportes, nas comunicações e nas relações entre as nações industrializadas do período. No setor de transportes ocorrem importantes melhorias, entre essas melhorias podemos citar, EXCETO:
(A) Trens passaram a cortar a Europa e a América do Norte, transportando pessoas e mercadorias por longas distâncias com grande rapidez.
(B) As primeiras motocicletas e os automóveis não facilitaram o deslocamento de pessoas, pois havia poucas pessoas na época que podiam comprar motocicletas e automóveis.
(C) Houve melhorias nas comunicações e nas relações entre as nações industrializadas do período.
(D) Todas estão Incorretas.
03. (FUAP) Durante a Segunda Revolução Industrial as comunicações tornaram-se mais rápidas e eficientes com invenção de “um aparelho” que transmitia e recebia mensagens escritas à longa distância por meio de ondas de rádio. Pela primeira vez, todo o planeta estava conectado por um único sistema de comunicação.
Qual é o aparelho posto em questão que o trecho se refere?
(A) O fonógrafo.
(B) O gramofone.
(C) O telégrafo sem fio.
(D) O Whatsapp.
04. (FUAP) Ao longo do século XIX, os avanços tecnológicos aplicados à produção industrial permitiram aumentar a produtividade e baratear os produtos industriais, as matérias-primas e os alimentos. Mas a euforia gerada pelas conquistas da Segunda Revolução Industrial logo seria abalada pela primeira grande crise mundial do capitalismo, em 1873, com efeitos que se arrastaram por vários anos. Segundo vários analistas, a crise econômica na Europa teve origem:
(A) No crescimento descontrolado da produção industrial, que resultou na queda acentuada dos preços, no aumento da emissão de moedas, que elevou a inflação, e na expansão do crédito bancário para movimentar o mercado imobiliário, em um cenário em que os bancos ainda não estavam consolidados.
(B) Nos Estados Unidos, após a Guerra Civil Americana, o Estado e instituições privadas fizeram grandes investimentos na construção de ferrovias e na política de concessão de terras para a colonização do oeste.
(C) Na Alemanha sendo o país mais afetado pela crise, que, depois desse período, perdeu para Grã-Bretanha, a hegemonia que exercia desde fins do século XVII.
(D) Todas estão Corretas.
05. (FUAP) Até meados do século XIX, as empresas familiares eram responsáveis por grande parte da produção industrial. O próprio empresário investia parte dos lucros de sua fábrica na ampliação da produção. Porém, essa situação mudou com a Segunda Revolução Industrial e a primeira crise da economia capitalista mundial. Segundo o processo de concentração de capitais foi impulsionado pela criação de diferentes formas de associação empresaria, visando eliminar a concorrência, crescer e aumentar os lucros em um cenário cada vez mais competitivos. Os principais modelo de associação criados foram o truste, o cartel e o holding.
Em relação a essas formas de associação, associe cada uma as suas características.
(A) Truste.
(B) Cartel.
(C) Holding.
( ) É a participação de uma empresa como principal acionista e controladora de empresas de diversos setores.
( ) É o acordo estabelecido entre diferentes empresas como o objetivo de dividir o mercado e combater a concorrência.
( ) É a fusão de várias empresas com o objetivo de controlar todo o processo produtivo, desde a obtenção das matérias-primas até a venda da mercadoria.
A sequência CORRETA é:
(A) A-B-C.
(B) C-B-A.
(C) B-A-C.
(D) C-A-B.
06. (FUAP) Leia este trecho, e em seguida marque a alternativa CORRETA.
Os governos dos países industrializados iniciaram um processo de expansão colonial em diferentes regiões, especialmente na África e na Ásia, em busca de investimentos mais lucrativos, novas fontes de matérias-primas e mercados para os produtos das novas indústrias.
Esse processo de expansão territorial das potências industrializadas é conhecido como:
(A) Liberalismo.
(B) Socialismo.
(C) Imperialismo.
(D) Globalização.
07. (FUAP) Apenas fatores econômicos, não explicam a dominação da África e da Ásia pelas potências industrializadas. Apelos políticos, emocionais e ideológicos também foram utilizados para justificar a expansão territorial dessas nações. Com base nesta afirmativa, marque a alternativa CORRETA.
(A) Vários escritores, religiosos e políticos consideravam o colonialismo benéfico para os povos da África e da Ásia, vistos como atrasados do ponto de vista tecnológico e cultural.
(B) Aos olhos dos europeus, por exemplo, as instituições políticas e econômicas e o desenvolvimento industrial da Europa eram evidências da superioridade do homem branco.
(C) Os europeus acreditavam que cabia a eles libertar os povos africanos e asiáticos da suporta “barbárie” em que viviam e ingressá-los na chamada "civilização".
(D) Todas estão Corretas.
08. (FUAP) O continente africano motivou grandes rivalidades entre os principais países industrializados do século XIX. Para evitar um conflito de grandes proporções, representantes de quinze potências organizaram, entre fins de 1884 e início de
(A) As regras de desocupação do território africano.
(B) As regras de ocupação do território africano.
(C) As invenções da Segunda Revolução Industrial.
(D) Todas estão Incorretas.
09. (FUAP) Ainda em relação à Conferência de Berlim, marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso.
(A) ( ) Proposta pelo chanceler da Alemanha, Otto Von Bismarck, a política de interiorização do continente determinava que toda nação estabelecida em algum ponto do litoral africano deveria expandir suas fronteiras em direção ao interior.
(B) ( ) A Conferência de Berlim marcou o início da corrida colonial pelo continente africano.
(C) ( ) Longe de apaziguar as rivalidades, a conferência as acirrou. Ao longo de décadas, diversas nações industrializadas entraram em choque pelo domínio e controle dos territórios africanos.
(D) ( ) Todas estão Corretas.
A sequência CORRETA é:
(A) V-V-F-F.
(B) V-F-V-F.
(C) V-V-V-V.
(D) F-V-V-V.
10. (FUAP) Entre 1880 e 1914, diversos movimentos de contestação à dominação colonial europeia eclodiram na África. O fim da soberania de muitos Estados africanos, a repressão às manifestações culturais e religiosas tradicionais, o confisco de terras e a exploração econômica foram algumas das razões que motivaram revoltas locais, às vezes violentas, contra colonizadores de diversas nacionalidades.
Podemos apontar como movimento de resistência na África:
(A) Rebelião Ashanti e Revolta Maji-Maji.
(B) Guerra de Canudos e Revolta da Vacina.
(C) Revolta da Chibata e Revolta da Vacina.
(D) Guerra de Canudos e Revolta da Chibata.
Questões sensacionais, ótimas para se trabalhar em sala de aula. Questões simples e de fácil compreensão para os alunos. Parabéns professor!
ResponderExcluir