Este blog foi criado pelo Professor Luiz Eduardo, graduado em História geral e Especialista em História geral e conservação de patrimônio. Formado em História pela Universidade de Pernambuco (UPE) e criador da Faculdade e Universidade do Aluno Professor (FUAP). O blog tem como objetivo divulgar assuntos relacionados a educação. Seja todos bem-vindos!

sábado, 22 de junho de 2019

Sociologia: Indústria Cultural - 13 questões para testar o seu conhecimento.


01. (SSA 3 – 2019) Os escritos dos primeiros teóricos da Escola de Frankfurt oferecem uma explicação distinta e original da natureza e do papel da ideologia nas sociedades modernas. Essa explicação é parte de uma análise ampla das características desenvolvimentistas das sociedades modernas e do destino do indivíduo nos tempos modernos [...] Horkheimer e Adorno deram atenção particular ao surgimento [de] um processo, que resultou na crescente mercantilização das formas culturais. Como consequência, diferentemente da maioria dos autores ligados à grande narrativa da transformação cultural, os primeiros teóricos da Escola de Frankfurt acentuaram a importância do desenvolvimento da comunicação de massa e tentaram repensar a natureza do papel da ideologia em relação a esse desenvolvimento. 
THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p. 130. 
Sobre isso, é CORRETO afirmar que:                                          
(A) Os estudos de cultura e ideologia permitiram compreender o funcionamento das sociedades que surgiram no período medieval.                                                        
(B) O desenvolvimento econômico de uma sociedade está relacionado ao surgimento de técnicas mais elaboradas de linguagem num determinado grupo social.
(C) A relação entre cultura e ideologia permite compreender sociologicamente o conceito de indústria cultural como instrumento motivador do consumo por meio da propagação do mundo capitalista.
(D) A comunicação de massa funciona como instrumento de socialização e reprodução dos processos produtivos, permitindo a organização de movimentos sociais que lutam contra as desigualdades.

02. (SSA 3 – 2018) Observe a charge a seguir:
Esse texto humorístico representa um elemento importante da cultura nas sociedades contemporâneas. A ideologia é parte desse processo e torna as relações sociais um conjunto de ideias, cujo objetivo é o de atingir um maior número de membros dos grupos sociais.                                                                            
Sobre isso, assinale a alternativa que identifica o conceito sociológico representado na imagem.                        
(A) Cultura popular.                                                                            
(B) Materialismo histórico.                                                            
(C) Etnocentrismo.                                                                               
(D) Indústria cultural.

03. (SSA 3 – 2017) Leia a tirinha a seguir:
Ela apresenta o poder que a mídia exerce sobre as pessoas, criando a ideologia e a cultura de massa, valiosas para a organização da sociedade capitalista. Refletindo sobre a relação entre esses dois conceitos sociológicos, é CORRETO afirmar que:                                  
(A) A representação simbólica, que o homem constrói do mundo, e a produção e reprodução material da sociedade são elementos significativos para se entender a dinâmica da cultura e da ideologia na vida social.
(B) A maneira como a vida se estrutura nas sociedades complexas obedece, rigidamente, às ideias de homogeneidade e padronização, conforme se observa nas periferias das grandes cidades.                                               
(C) A ideologia é importante para a formação cultural das sociedades, mas estas são categorias sociológicas independentes, reforçando a ideia de que os grupos sociais são influenciados por fatores subjetivos.                                               
(D) As pessoas possuem consciência da atuação da ideologia dominante sobre seu comportamento, razão por que, nos meios de comunicação, a cultura de massa é restrita, apenas, à elite social.

04. (SSA 3 – 2015) Observe a imagem a seguir:



As escolhas que o indivíduo faz têm base na imagem do mundo vendida por algumas instituições e grupos dominantes da sociedade. A imagem apresenta a contribuição dos meios de comunicação para a propagação de determinadas ideologias. Considerando essas informações, é CORRETO afirmar que:  
(A) Os governos autoritários na história do Brasil contribuíram para o desenvolvimento de boa parte das ideologias dominantes.                                                           
(B) Os meios tecnológicos tornaram a reprodução das obras de arte em escala industrial os quais, para os sociólogos, possibilitaram a democratização e a não banalização da arte.   
(C) O papel da televisão no Brasil é de importância fundamental, pois se trata de um instrumento de conscientização crítica dos sujeitos contra a imposição das propagandas consumidoras.                                                       
(D) A concorrência entre os meios de comunicação contribui para a reflexão e a criticidade, as quais possibilitam transformar a sociedade no nível macro e sem interferência dos grupos dominantes.

05. (SSA 3 – 2014) Leia a tirinha de Mafalda a seguir:

Percebe-se que Mafalda tenta convencer sua mãe a deixá-la sair, utilizando os anúncios e as propagandas que viu na televisão. Esses são meios de comunicação adotados pela sociedade para informar e entreter as pessoas. Sobre o processo de divulgação da cultura pelos meios de comunicação, assinale a alternativa INCORRETA. 
(A) A televisão funciona como elemento importante na formação das pessoas, pois as influencia em relação ao seu comportamento social pelo processo de alienação e manipulação de valores.
(B) As redes de televisão são instrumentos de comunicação, que atingem a maioria da população brasileira e daí a razão de serem importantes na transmissão de ideias e valores, tornando visíveis as desigualdades sociais do país.
(C) As telenovelas não são neutras, isto é, as narrativas exibidas transmitem também valores e difundem perspectivas sobre a sociedade, a política e a cultura brasileira. 
(D) A televisão é um meio de comunicação usado para divulgar a cultura de massa e, por isso, busca veicular programas que são considerados pelos sociólogos como importantes na formação crítica da população. Isso torna a televisão, por um lado, um instrumento a serviço da população e, por outro, neutro em relação a conflitos de classe social.

06. (SSA 3 – 2013) Leia o texto a seguir:
O desenvolvimento da indústria cultural no Brasil ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico e teve como marco a introdução do rádio, na década de 1920, da televisão, na década de 1950, e, recentemente, nos anos de 1990, da internet. TOMAZI, Nelson Dacio. Sociologia para o Ensino Médio. São Paulo: Editora Saraiva, 2010, p. 190. 
Acerca do assunto tratado no trecho acima, assinale a alternativa CORRETA. 
(A) A indústria cultural no Brasil é homogênea por causa da conscientização da população. 
(B) As novelas da televisão brasileira são instrumentos de alienação da indústria cultural, pois levam os espectadores a desejarem bens materiais fora de sua realidade social.      
(C) A população brasileira é influenciada pelo cinema, pois todos têm acesso a esse instrumento de produção cultural.
(D) A televisão é o meio de comunicação com menor poder de alienação no Brasil. 



07. (FUAP) Sobre a indústria cultural no Brasil, analise as afirmações a seguir:
I.  O desenvolvimento da indústria cultural no Brasil ocorreu paralelamente ao desenvolvimento econômico e teve como marco a introdução do rádio, na década de 1920, da televisão, na década de 1950. 
II. Outros campos da indústria cultural, como cinema, jornais e livros, são bem mais expressivos quanto a televisão e o rádio.
III. A primeira transmissão de rádio no Brasil ocorreu em 1922, inaugurando uma fase de experimentação, voltada principalmente para atividades não comerciais.                      
Estão CORRETAS as afirmações:
(A) I e III.                                                                                
(B) I e II.                                                                                             
(C) II e III.                                                                                      
(D) I, II e III. 



08. (FUAP) Nas palavras de Bosi, leia o texto a seguir sobre indústria cultural e cultura popular.                                               
“O homem da rua liga o seu rádio de pilha e ouve a música popular brasileira ou, mais frequentemente, música popular (ou de massa) norte-americana. A empregada doméstica liga o seu radinho e ouve a radionovela ou o programa policial ou o programa feminino. A dona de casa liga a televisão e assiste às novelas do horário nobre”.                       
Sobre o tema mencionado e com base nos seus conhecimentos, analise as afirmações abaixo:                          
I. Entre as décadas de 1930 e 1950, o rádio alcançou seu apogeu de audiência, principalmente com os programas de auditório e as radionovelas, além de programas jornalísticos e humorísticos, transmissões esportivas e grandes musicais. 
II. O rádio tomou novo impulso somente a partir da segunda metade da década de 1980, com a introdução das emissoras FM.
III. Desde as primeiras décadas do século XX, o rádio foi utilizado como instrumento de dominação e reprodução ideológica e de sustentação do poder central.   
Estão CORRETAS as afirmações:                                                   
(A) I e III.                                                                                                     
(B) I e II.                                                                                               
(C) II e III.                                                                                               
(D) I, II e III.

09. (FUAP) Faça a leitura do relato abaixo e com base nos seus conhecimentos, marque a alternativa CORRETA. 
“Assim como o rádio, a televisão é controlada pelo poder público por meio das regulamentações e também da propaganda oficial. O governo é um grande ‘patrocinador’ até de jornais e outros veículos de comunicação que se dizem independentes”.  
Partindo das informações mencionadas acima, pode-se afirmar que:      
(A) A informação, a educação e o entretenimento são funções que podem ser exercidas pelos meios de comunicação de massa.  
(B) Comunicação de massa e indústria cultural são elementos que se complementam. Essa indústria se utiliza dos meios de comunicação de massa para difundir valores e estimular comportamentos coletivos.
(C) Líderes políticos, como Getúlio Vagas, controlaram e utilizaram fartamente os meios de comunicação para estabelecer contato direto com as massas.                   
(D) Todas as alternativas estão Corretas.

10. (FUAP) Leia o relato abaixo para responder a questão.
“Embora a programação e os comerciais de televisão brasileira influenciem os hábitos e costumes da população, favorecendo a homogeneização de comportamentos, não se pode pensar que os indivíduos sejam receptores passivos que gravam as mensagens e passam automaticamente a repeti-las”.  
Com base na leitura do relato acima, marque a alternativa CORRETA. 
(A) Apesar da televisão brasileira ser um importante meio de informação no Brasil, ela tem menor abrangência, sendo que a internet é o maior veiculo de difusão de cultura, informação e opinião. 
(B) A televisão é, no Brasil, o principal veículo de difusão cultural e de informação. Os produtos que ela desenvolve de alguma forma definem o que é importante e o que não é, ou seja, o gosto, a sexualidade, o desejo de consumo e outros sentimentos são promovidos prioritariamente pela televisão comercial.
(C) A influência da televisão pode ser facilmente constada nas conversas do dia a dia, no entanto, essa influência não é preocupante, pois não existem graves problemas relacionados à informação e à formação de opinião.
(D) Os meios de comunicação de massa se preocupam sempre com um segmento social: aquele que verdadeiramente detém maior poder aquisitivo. As camadas populares não são atingidas por esses veículos de comunicação.


11. (FUAP) Observe o gráfico abaixo:
Fazendo a leitura do gráfico em relação à inclusão digital e com base nos seus conhecimentos, marque a alternativa CORRETA.
(A) O caminho mais rápido e tranquilo para a democratização dos meios de comunicação de massa no Brasil ainda é o desenvolvimento da internet.                                      
(B) A inclusão digital, não é necessariamente um indicador importante no quadro de desenvolvimento de um país.                                                                                         
(C) A desigualdade na distribuição de renda não pode ser considerado um fato de exclusão digital, já que, classes mais baixas da sociedade possui acesso à internet. 
(D) Todas as alternativas estão Corretas.

12. (FUAP) Leia o relato a seguir:                                                            
Na virada do século XIX para o século XX, o mundo ocidental conheceu uma nova forma de produção cultural. O método de produção em larga escala, difundido por Henry Ford, começou a se estender. Os avanços tecnológicos possibilitaram o surgimento de novas formas de expressões artísticas e o estabelecimento de novas relações entre o público e a arte”. 
O conceito sociológico apresentado no relato acima faz referência a (o):  
(A) Cultura popular.                                                                            
(B) Materialismo histórico.                                                            
(C) Etnocentrismo.                                                                               
(D) Indústria cultural.

13. (FUAP) Nas palavras de Janine Ribeiro, leia o relato abaixo. 
Público crítico.
(…) O melhor modo de controlar os excessos da TV é ter um público que seja crítico. E
o único modo de tê-lo é fazendo que ele conheça os vários meios – que seja alfabetizado
em livros, em jornais, em rádios, em computação, em artes.
Com base na leitura do relato acima e em relação à temática sobre cultura e indústria cultural, marque a alternativa CORRETA.                                                                    
(A) A cultura é transformada em mercadoria formando uma indústria que, com base na racionalidade técnico-industrial, planeja, fabrica e distribui bens de consumo culturais.  
(B) A indústria cultural é uma das maiores e mais lucrativas empresas do capitalismo, e através dela se disseminam não apenas produtos, mas também padrões de comportamento, ideologias e estilos de vida.
(C) A cultura no Brasil compreende uma quantidade e uma diversidade imensas de expressões – como festas, danças, canções, esculturas, pinturas, gravuras, etc.     
(D) Todas as alternativas estão Corretas.